Rewind :: Spelunker



Algumas pessoas, quando desafiadas ao extremo, ficam em um estado em temporário de fúria incostante e perdem o total controle, nisso a única solução é gritar, ou descontar no moleque birrento mais próximo de sua cadeira distribuindo lhes sovas de cascudos e golpes vindos de culturas e atempassados anteriores á sua mãe ou seu pai. Caro leitor, em momento algum tive tamanha honraria em quanto jogava esse bendito título, e a frsutação mais uma vez se provou uma segunda inimiga da perfeição.


Spelunker trouxe aos jogadores dos anos de ouro mais que um desafio, uma medalha de honra, um motivo para viver, uma CONQUISTA! E p*ta que pariu, que desafio! Vamos relembrar essa pérola tentando controlar a raiva em mais um Rewind, sente se aí, prepare um chá de camomila, e tire as crianças da sala!
Spelunker, título desenvolvido por Tim Martin em parceria com a MicroGraphic Imagen foi lançado inicialmente para consoles da ATARI, tal como o clássico 2600 e as versões de micro-computadores da mesma, isso em meados de 83. Em 1985 Spelunker recebeu um belo port para o atual console 8-Bits da Nintendo, o Nintendinho (NES), mas o lançamento ficou restrito as terras nipônicas...mas não por tanto tempo. Dois anos mais tarde os americanos receberam uma versão em inglês, não que o título precisasse de tradução, pelo contrário, ele nem ao menos exibe história em momento algum, a única coisa que ele ganhou com isso foi sua popularização entre jogadores Hardcore.


O fato é que o jogo a todo momento, te penaliza por qualquer coisa que você faça. Sério. Tente pular uma plataforma maior que seu joelho In-game e lá se vai uma suada vida. Agora escale aquela corda marota pendurada no teto e tente descer sem dar um pulo e lá se vai mais uma vida. Nem mesmo na hora de plantar bombas o jogador fica fora de perigo! Cara, você não sabe quanto tempo demorou para que eu pudesse alimentar meu ego com mais uma conquista, veja bem: eu comprei o titulo inicialmente por curiosidade via Virtual Console ano passado, sim, ano passado, mas só AGORA eu conssegui finaliza-lo. Não apelei para truques,vídeos, códigos, manhas, macetes, macumbas, trabalhos espirituais, batismo, e nem simpatias! NADA! Foram 5 horas de jogatina, com pequenas pausas para recarregar a caneca de café ou gritar na janela o nome de um time aleatório para ouvir o vizinho xingar de desgoto o fato de seu time preferido ter perdido no último jogo. 

Bem, terminei Spelunker em 2 horas e 40 minutos. Morri cerca de 150 vezes por burradas ou esquecimento das regras que o jogo impõe. E quase desisti 50 vezes, e não é desistir simplesmente parando o jogo, e sim desistir de deleta-lo do meu console e depois enviar um e-mail para a própria Nintendo pedindo que fiquem com a porra da grana mas deletem o título da minha conta no serviço de compras online da própria. Só assim poderia acessa-la sem me sentir envergonhado por minha total falta de habilidade...

Enrendo
Cara, Spelunker é um jogo de NES, você realmente acha que os produtores bolavam enrendo profundos, ou se o fizessem, colocassem em seus jogos ? Bem, para não te desapontar irei explicar o conceito da bagaceira: Você é um diminuto explorador que por algum motivo decide descer em seu elevador por diversas cavernas coletando itens randômicos como Bombas, e Chaves de diferentes cores que abrem baús e portas para o avanço do explorador.

Jogabilidade: 3\5
Por mais que pareça irônia, o jogo têm uma ÓTIMA jogabilidade. Seu explorador se move de maneira suave pelos cenários, mas a coisa complica quando se trata das ações dele: Pular é algo difícilimo! Seu explorador não pula mais que um pixel de distância, e você não têm controle do pulo em quanto está no ar, sendo necessário executar Pra Frente+Pulo juntos e ao mesmo tempo, ocasionando mortes acidentais e bizzaras. A unica arma presente que me veio a ser útil aqui foi a bomba. Você pressiona Pra Baixo+Tiro e pronto, ele agaicha e planta uma pequena bomba que destrói detritos que obstruem seu caminho. Usar a arma é algo muito estranho, pois seu explorador para, mostra a arma e parece que ele está segurando algo como um rojão (vai ver é um rojão mesmo...) que danifica alguns inimigos, mas têm um curtissímo alcance, ou seja, é bem melhor fugir que confrontar em Spelunker.

Os inimigos não variam, temos um fantasma que aparece aleatóriamente nos cenários e um morcego que fica perambulando pelos ares da gigantesca caverna. O conceito como eu já devo ter dito, é ir descendo uma imensa caverna atraves de um elevador que é controlado por você mesmo. A cada setor se têm uma fase, sendo que as fases ficam no mesmo mapa, difícil de explicar, mas você pode tentar a sua sorte...Há também carrinhos de minério, que ficam em andares mais profundos e que são demasiado divertidos de se usar. Do mais, nada mais.



Agora, o último dos moicanos, o esquema bizzaro e exagerado que mata o jogador a todo e qualquer instante. Spelunker têm certas regras que quando quebradas ocasionam sua morte, e ela são bem rigídas: Não pule uma plataforma que tenha o tamanho de dois Exploradores empilhados; Não pule de plataformas em alturas iguais a anterior; Não desca da corda levando seu personagem até a borda, pule, mas lembre-se de não pular dois de você mesmo; Seu joelho é seu melhor amigo, use ele como referência nos saltos pois é o máximo de tamanho que você aguenta; NUNCA fique no mesmo mapa da bomba, distâncie-se o máximo possível; Montanhas do tamanho de seu joelho devem ser saltadas, se não forem seu personagem irá realizar uma manobra marota de Skate e se você insistir pode morrer. Basicamente, tudo que vimos em outros jogos do genêro como saltos impressionantes de plataformas, e quedas absurdas que não resultam em sua morte foram diminuídas para O TAMANHO DO SEU JOELHO NO JOGO! SABE QUANTO MEDE O JOELHO DO SEU EXPLORADOR ? MENOS QUE UM PIXEL NO PAINT COM UM QUADRO DE 15x15! 

Gráficos: 4\5 
Bons para sua época, esse é um dos atrativos de Spelunker. As cores com contrastes altos realçam o estilo retrô da coisa, e o que vale aqui é a simplicidade mesmo. Seu explorador por algum motivo se parece e muito com o Mário. Usa até aquele macacão que conhecemos hoje, com tecido azul escuro e botões amarelos (pode ser minha imaginação, mas na capa e nos Action-Figures ele é idêntico!). Os inimigos não tem mais que 2 Sprites de animação, como de costume, mas têm lá seu charme. Nota 4 por ser bastante nostálgico.


Música: 3\5
Spelunker conta com músiquinhas suaves. Apesar da enorme limitação do Nintendinho, fizeram um ótimo trabalho se tratando de sons e música. Nesse quesito sinceramente, não tenho do que falar visto que as mesmas músicas te seguem por todas as cavernas...

Gran Finale!
Me pergunto o que me atrai nesse maldito jogo, e na real, a graça está em sua dificuldade sádica. Apesar de bastante difícil ele é divertido do seu jeito e isso é o que me fez testá-lo de cabo a rabo. Não é um Mega-Man 2, mas é tão insano de dificíl quanto...e para finalizarmos, que você acha de participar de um pequeno desafio ? Chegue até o Terceiro conjunto de Cavernas de Spelunker e mande-nos uma foto que tenha algo relacionado ao nosso Blog. Se tivermos ao menos 3 envios farei uma medalha e tacharei seu nome em um Ranking do Blog para que você se exiba entre leitores a conquista. Estarei no aguardo! 

Mande sua foto para o Desafio para nosso E-mail, com Nome e Idade:
gameplay.tiodosjogos@gmail.com

Nota Final: 3\5